Minakshi
Significado e simbolismo
Existem três importantes templos de Devi -- Minakshi, em Madurai, Tamil Nadu; Kamakshi, em Kanchipuram, Tamil Nadu; e Vishalakshi, em Kashi, no norte da Índia.
Minakshi é Aquela que tem olhos de peixe;
Kamakshi é Aquela que tem olhos de amor;
Vishalakshi é Aquela que tem olhos grandes.
Os olhos refletem a natureza da pessoa. Para a Devi, os olhos mostram força, coragem, sabedoria e o poder de abençoar os devotos com seus desejos e, também, oferecem a atenção que acolhe cada pessoa como ela é, com o que ela deseja.
Minakshi é a rainha da cidade ao sul do estado de Tamil Nadu chamada de Madurai, a dona do grande templo situado no centro da cidade, de onde partem todas as ruas. Ela é uma forma de Parvati, a esposa de Shiva Mahadeva que é aqui chamado de Sundareshvara, o lindo senhor.
Mina significa peixe, akshi significa olhos. É dito que seus olhos têm o formato de peixe, são longos, atraentes, brilhantes, estão sempre abertos, como os olhos de peixes, abençoando seus devotos.
Em sua mão direita ela tem um papagaio verde que representa a fala, a linguagem, o conhecimento; seu corpo é verde pois ela é a natureza, todo o universo. Também segura um lótus que representa a pureza constante da mente, a atitude de sinceridade, verdade, justiça, acolhimento de todo o universo.
Minakshi está no altar central, garbha-grha, do templo, Sundareshvara tem um outro altar independente. No por do sol, Sundareshvara sai de seu altar, em um palanquim, ao som de tambores e outros instrumentos e vai para o lugar onde está o altar dela, passando a noite com Minakshi; então, pela manhã ele retorna para seu próprio altar.
O templo é um complexo arquitetônico com 180.000 m2 e 14 torres, chamadas de gopuram, cada uma com mais de 45 metros de altura decoradas com esculturas que retratam diferentes histórias dos Puranas; são quatro entradas para o templo, nas quatro direções cardinais e, no topo do altar de Minakshi e de Sundareshvara, há uma coroa em puro ouro. O templo original foi construído há 2.500. Apesar de ter sido parcialmente destruído e saqueado por ataque muçulmano no século 14, o templo for reconstruído e aberto ao público, devotos da devi, de Shiva e de Vishnu, pois ele tem um altar nesse templo também.
Durante seu festival anual, entre os meses de abril e maio, que dura 10 dias, o casamento dos dois é revivido e o templo recebe a visita de mais de 1 milhão de devotos. No centro do complexo do templo, há um lago com lótus em ouro onde os devotos se banham ou molham seus pés e cabeça e sentem-se abençoados como se estivessem nas águas sagradas de Ganga. Possui também várias salas abertas, chamadas de Mandapams, para que os devotos peregrinos possam descansar. Uma dessas, a mais conhecida, possui 1.000 pilares, cada pilar com esculturas de histórias da tradição védica.
O templo mostra a importância dada à mulher na tradição dos Vedas e une diferentes deuses da tradição, mostrando que não há separação nem hierarquia entre eles, cada um tem seu lugar de importância. Por causa da presença de Minakshi e Sundareshvara em Madurai, a cidade é um centro de arte, devoção e amor.
Nesse e nos outros dois templos da devi mencionados acima, a devi reina, abençoa e inspira seus devotos que oferecem flores, guirlandas e outros objetos; entre os oferecimentos está um espelho que representa o desejo pelo autoconhecimento. Ela abençoa também com harmonia no casamento, prosperidade material e espiritual.
Sri Sankara fez uma linda composição em homenagem a Minakshi Devi chamada de Minakshi Pancakam, Cinco versos dedicados à Minakshi.